Nº 88
04/2024

Tempo de leitura: 1 minuto

Compartilhar

Contribuições da Coalizão para políticas e iniciativas públicas avançam

Foto: Leandro Pignatari_iStock

Além de ser um espaço de diálogo multissetorial, a Coalizão Brasil tem entre suas premissas contribuir com o poder público, em suas diversas esferas, dentro de sua visão para o uso sustentável da terra.  

Apenas nas últimas semanas, o movimento participou da entrega de propostas para uma política nacional de rastreabilidade individual, integrou um consórcio para levar apoio técnico à elaboração de política e planos nacionais para a bioeconomia e apresentou demandas relacionadas à maior participação da sociedade civil e outros setores nos processos de concessões florestais. 

O Código Florestal, pilar transversal de muitas das ações da Coalizão, completa 12 anos no próximo mês. Porém, como mostra este boletim, sua implementação avança devagar e a lei é alvo constante de projetos no Congresso que buscam alterá-la.

Boa leitura!

Reportagens

INFORMES

Novas lideranças nas Forças-Tarefa – Ane Alencar (Ipam) e Fabiana Reguero (Ammagi) assumem a liderança da Força-Tarefa (FT) Combate ao Desmatamento. A antiga ocupante do posto, Priscila Matta (Natura), junta-se a Erika Pinto (TNC) à frente da FT PSA. NA FT Bioeconomia, Juliana Lopes (CEBDS) dividirá o comando dos trabalhos com Juliana Simões (TNC). Damos as boas-vindas às novas lideranças.

Contratação de consultorias – A fim de fortalecer a atuação das FTs e o advocacy, a Coalizão conta agora com a consultoria da analista internacional Sarah Irffi no apoio técnico e operacional à FT Mercados de Carbono, e do advogado e consultor ambiental Raul Valle no apoio jurídico, político e estratégico às FTs Código Florestal, Restauração e Silvicultura de Nativas. Além disso, a consultoria Directa foi contratada para atuar junto à área de relações governamentais.

Oficina do Restaura Biomas – Tainah Godoy, secretária executiva do Observatório da Restauração e Reflorestamento, participou de uma oficina do projeto, realizada entre os dias 18 e 21 de março, em Brasília. A iniciativa, que tem apoio do GEF (Fundo Global para o Meio Ambiente), busca viabilizar a restauração em grande escala. Participaram representantes de coletivos biomáticos e de organizações como CI, WRI e TNC, além de órgãos do governo, como os ministérios da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Serviço Florestal Brasileiro.

Propostas para o Plano Safra no ModerCred – No dia 14 de março, Leila Harfuch, colíder da FT Finanças Verdes, apresentou as propostas enviadas pela Coalizão para o Plano Safra 2024/2025 na Câmara Temática de Modernização do Crédito e Instrumentos de Gestão de Risco do Agronegócio (ModerCred). Houve boa receptividade para algumas contribuições, como os descontos na taxa de juros para empreendimentos alinhados à sustentabilidade e para os contratantes de seguro rural sem subvenção econômica. A ModerCred está recebendo propostas de diversas entidades e irá compilar e debater as sugestões junto ao Ministério da Agricultura.

Reunião do projeto Conservador das Araucárias – A convite da Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), a Coalizão participou da primeira reunião do Grupo de Transparência e Divulgação do projeto Conservador das Araucárias, realizada em Atalaia (SC), nos dias 19 e 20 de março. O projeto tem como objetivo restaurar 7 mil hectares de Mata Atlântica com espécies nativas. Na ocasião, Maiara Beckrich, coordenadora de Relações Institucionais, também visitou as instalações e projetos da Apremavi.

Planejamento da edição 2024 da Virada Parlamentar Sustentável – A Coalizão esteve presente, no dia 13 de março, em evento na Câmara dos Deputados para planejar a edição 2024 da Virada, que deve ocorrer entre os meses de maio e junho. Também foram apresentados os principais resultados da Virada de 2023. Entre junho e setembro do ano passado, foram realizados 35 eventos no Congresso, com a parceria de 65 organizações, incluindo uma audiência pública sobre bioeconomia promovida pela Coalizão.

Assine nossa Newsletter
Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi realizada com sucesso.