02/2023

Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar

Rota Eleições apresentou propostas da Coalizão à sociedade e a políticos

Projeto contou com ações em redes sociais e entrega de documentos com proposições para o desenvolvimento sustentável do país

posts

Cerca de 9,6 milhões de pessoas foram alcançadas pelo Rota Eleições, projeto de comunicação e advocacy desenvolvido pela Coalizão Brasil entre junho e dezembro de 2022. Nas redes sociais, o objetivo foi divulgar para o público a visão do movimento para o país, baseada nos pilares de desenvolvimento econômico sem desmatamento; geração de emprego e renda; e produção de alimentos e combate à fome.

“O projeto contou com mais de 300 postagens nas redes sociais da Coalizão. Nosso desafio era trazer novos públicos, então, investimos em posts com design chamativo e linguagem simples, tentando mostrar a influência da pauta agroambiental em nosso cotidiano e na construção do futuro do país”, diz Renato Grandelle, coordenador de Comunicação do movimento. A campanha trouxe cerca de 10 mil novos seguidores para os perfis da Coalizão nas redes sociais.

O Rota Eleições foi guiado por diretrizes estabelecidas pelo Comitê Eleições, criado em janeiro e composto por membros do Grupo Estratégico e do Grupo Executivo da Coalizão. O colegiado liderou a elaboração de dois documentos lançados no ano passado – “Propostas da Coalizão Brasil aos candidatos às eleições de 2022”, divulgado em junho, e a nota técnica “O Brasil que vem: propostas para a agenda agroambiental do país a partir de agora”, publicada em novembro.

Foram realizadas 37 reuniões ao longo do ano – algumas envolvendo apenas membros da Coalizão e outras com a consultoria política Pulso Público. Mais de 100 pessoas, representando 74 organizações, participaram dos encontros.

“A elaboração da nota técnica levou mais de três meses, em meio a reuniões e consultas on-line e por telefone às lideranças da Coalizão. Foi um trabalho construído a muitas mãos e o consenso e o consentimento foram obtidos para cada uma das propostas de forma muito rápida, porque os diferentes setores que compõem o movimento estavam muito afinados em relação às necessidades mais urgentes da pauta agroambiental”, conta a jornalista Maura Campanili, que editou o documento, lançado oficialmente durante a 27ª Conferência do Clima, que aconteceu em novembro de 2022 em Sharm El-Sheik, no Egito. 

As propostas também foram divulgadas nas redes sociais, por meio de postagens e sete vídeos especiais em que as lideranças da Coalizão explicam as propostas do movimento.

“Nossa ideia era produzir vídeos muito curtos e que iam direto ao ponto, mostrando os problemas e, depois, as propostas que a Coalizão oferecia aos candidatos. Gravei todos ouvindo os dois lados do movimento – um representante das ONGs e um do agronegócio. Usamos um grande acervo para que as peças fossem visualmente impactantes”, revela o cineasta Sandro Kakabadze, produtor dos vídeos.

Coordenadora executiva da Coalizão, Laura Lamonica analisa que o Projeto Rota Eleições cumpriu seus objetivos junto ao público leigo e aos políticos.

“Apresentamos nossas propostas a alguns dos principais candidatos às eleições presidenciais e estaduais, além do grupo de transição do governo Lula”, conta. “Valeu o esforço, já que estamos vendo algumas medidas sugeridas sendo implementadas, entre elas três das cinco que consideramos emergenciais, que deveriam ser tomadas logo no primeiro dia da nova gestão. Outro exemplo da força da Coalizão é a nomeação de alguns de nossos membros para cargos de liderança no governo federal.”

Leia mais:

Quero aumentar a capacidade de advocacy da Coalizão’, diz cofacilitadora Renata Piazzon
Ex-lideranças da Coalizão avaliam relação da rede com novo governo
Coalizão faz revisão estratégica de pautas após início de novo mandato legislativo
Publicação apresenta propostas para regulamentação da Lei de PSA

Assine nossa Newsletter
Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi realizada com sucesso.